Caderno de Receitas

da Cynthia Semíramis

Iogurte, gatos, e coalhada seca

em 07/01/2008

Desde que o médico me mandou parar de consumir café ou chocolate, precisei alterar meu café da manhã. Lá se vão seis lindos meses em que minha vida mudou: parei com o café, o chocolate, o leite longa vida desnatado ou semi-desnatado, o pão e a manteiga ou queijo matinais. Em compensação, passei a comer mais frutas e aprendi a fazer iogurte, e estou me sentindo muuuuito melhor, obrigada.

A gataria também acompanhou as mudanças. Diariamente, a Sofia exigia um pires com leite (semi-desnatado), mas foi desistindo com o passar do tempo. Veio o escândalo da água oxigenada no leite, e aí entendemos porque ela estava tão reticente com a guloseima diária…

Outro dia, coloquei, de brincadeira, um restinho de iogurte caseiro para eles. O pior que podia acontecer era a Fofa poço sem fundo comer tudo. Virou competição de bigodes para ver quem comia mais. Depois desse dia, o leite semi-desnatado do Marido está cada vez mais desprezado, e eu não posso ir na cozinha tomar meu desjejum (que café já era, né?) sem que pelo menos 3 gatos fiquem “secando” a tigela de iogurte.

Às vezes faço o lábane (coalhada seca) da Dadivosa, mas ainda não acertei o ponto. E não faço o esquema dos sacos plásticos (plásticos, laticínios e gatos gulosos não combinam bem), prefiro usar coador e filtro de café melitta, deixando tudo na geladeira, à salvo de intervenções felinas. Segundo a Pat Feldman, o soro da coalhada pode ser usado para fazer conservas ou integrar a água do molho de grãos.

Para fazer o iogurte, uso a seguinte receita:

Iogurte caseiro

1 litro de leite (uso o Itambé normal, pasteurizado)
1/2 xícara de iogurte natural

Levar o leite ao fogo até ferver.
Esperar esfriar até chegar a 45 graus (use um termômetro, é baratinho!)
Tampe e guarde por pelo menos 12 horas em lugar fechado e aquecido. Meu lugar favorito é o microondas (pra alguma coisa ele tem de servir 😛 )

4 respostas para “Iogurte, gatos, e coalhada seca

  1. Nalu disse:

    Cynthia, infelizmente eu não posso com laticínio quase nenhum, senão experimentava,m pois parece ser muito bom… Minha mãe fazia uns quando a gente era pequeno e eram deliciosos, colocava uns pedaços de fruta… Minha irmã usa muito como substituto de maionese, como molho e tal… Fica muito bom.
    Te linkei tá? Beijos.

    • cinthia paricia magalhaes disse:

      posso da iorgute para gato, pois dou para o meu quero saber se ta certo.

      • Cynthia Semíramis disse:

        tem gente que fala que não pode, mas acho que isso varia de cada um. alguns dos meus gatos adoram iogurte, outros detestam. como nenhum deles passa mal com iogurte, de vez em quando dou um pouquinho pra eles, sem problemas.

  2. Felipe Uehbe de Ataide Braga disse:

    O leite deverá estar morno esperto (colocar o dedo mindinho durante 10/15 segundos); adicionar o iogurte natural ou coalhada síria, mexer um pouco e abafar a vasilha com um pano para não esfriar tão rapidamente. Usar para filtrar um tecido malhado mas somente quando o soro estiver separado da massa; dar-lhe nós nas bordas e colocar pendurado dentro de um jarro plástico (atravesso os nós com uma faca de mesa e equilibro na borda da jarra, assim os felinos não lambem, além de usar filme de pvc) sendo que não tocará o fundo até que escorra bem. Demora entre 10 e 12 horas para filtrar. Experimente comer com azeite, zahtar e azeitonas gregas.

Deixe um comentário

