Caderno de Receitas

da Cynthia Semíramis

Negresco caseiro

em 12/01/2008

Negresco caseiro

Negresco caseiro


Adoro fazer biscoitos. Tenho toda a paciência do mundo para cortar, moldar e confeitar pedacinhos minúsculos de massa que virarão, no mínimo, surpresas deliciosas para outras pessoas. Eu mesma não gosto de comer os biscoitos, talvez por devorar massa crua demais e ficar satisfeita antes da hora…

Meu marido é o contrário: ele adora biscoitos, especialmente industrializados. O xodó dele é o negresco, mas no supermercado aqui perto só tem a versão genérica horrorosa, e nem sempre a gente tem ânimo pra ir no outro bairro comprar o legítimo. Oreos, então, nem sei do que se trata, pois é raridade por aqui e custa uma fortuna.

Quando ele falou que estava com vontade de comer negresco, e eu contei que tenho a receita caseira, seus olhos brilharam. E foi assim que, no aniversário do nosso casamento, nós percebemos mais uma compatibilidade: eu faço os biscoitos, ele come os biscoitos. Perfeito!

Claro que a sessão culinária teve um imprevisto. Marido é impaciente e ansioso e, quando me viu fazendo biscoitos miudinhos, de acordo com a receita, insistiu pra eu fazer biscoitos maiores, que os pequenininhos não davam nem pro começo. Avisei que não daria certo, ele insistiu. Tentei usar o molde um pouquinho maior, ele reclamou de novo. Perdi a paciência e lá fui eu trocar a moldagem feita com uma colher de chá para uma colher de sopa. Ficaram gigantescos, hahaha. A vantagem é que a massa acabou mais rápido, mas em compensação, cada super-biscoito equivale, em saciedade, a meio pacote de negresco!

A receita eu vi no Technicolor Kitchen, e fiz algumas adaptações bem pequeninas. A massa crua é deliciosa (até o marido comeu!), e desconfio que comemos muito dela, pois sobrou um bocado de recheio.

Negresco caseiro

175g de farinha de trigo
45g de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
300g de açúcar
140g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo grande

Preaquecer o forno a 180 graus.
Forrar a assadeira com papel manteiga.
Misturar no processador, pulsando sempre: farinha, açúcar, cacau, bicarbonato, fermento e sal.
Continuar pulsando enquanto incorpora a manteiga, aos poucos.
Por fim, incorporar o ovo e bater um pouco para homogeneizar.
Fazer bolinhas com uma colher de chá (leia as dicas abaixo!), e colocar na assadeira com espaço de 5cm entre uma e outra.
Achatar levemente as bolinhas com as costas de uma colher ou os dedos.
Levar ao forno por exatos 9 minutos.
Retirar imediatamente para uma grade.
Colocar o recheio apenas quando os biscoitos estiverem frios.

Recheio de baunilha
60g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de baunilha

Bater a manteiga na batedeira, em velocidade baixa.
Acrescentar a baunilha e o açúcar aos poucos, batendo sempre em velocidade baixa.
Quando incorporar, aumentar a velocidade da batedeira para alta e bater até ficar fofo e cremoso.
Colocar porções generosas de recheio nos biscoitos, usando uma espátula ou o bico de confeitar.

Truques e dicas

  • Use uma colher de chá, ou no máximo, de sobremesa (é a que eu uso), pra fazer os biscoitos. Mais que isso, vai virar um negresco de Itu, fazendo companhia pros alfajores, pois a massa se espalha na assadeira. Usando uma colher de sobremesa como medida, rende cerca de 40 biscoitos
  • Se você não tem grade para biscoitos, nem perca seu tempo. A grade é fundamental para que eles esfriem por igual e fiquem crocantes. Eu não tenho a grade clássica, uso uma adaptada: era um suporte para esquentar 2 pratos no microondas ao mesmo tempo, a minha única providência foi tirar os pezinhos. O defeito é que é muito pequena, mas é melhor que nada… agora já tenho duas grades maravilhosas. Mas esta receita rende muito, e no meu caso faltou grade pra uns 16 biscoitos.
  • a receita original pede gordura vegetal hidrogenada no recheio. Substituí por manteiga, na cara dura, e deu certo. O truque foi aumentar a quantidade de açúcar para o recheio ficar mais sólido. A baunilha é fundamental para a textura final
  • não tinha o açúcar de confeiteiro no supermercado, por isso usei açúcar refinado peneirado, mas a textura ficou granulosa demais. Tem de ser com açúcar de confeiteiro, mesmo.
  • assei os biscoitos por 10 minutos, mas eles ficaram levemente queimados. O tempo correto são 9 minutos. Eu marco o tempo com o timer do microondas, é perfeito.
Anúncios

7 respostas para “Negresco caseiro

  1. Oi, Cynthia!
    Que bacana você ter feito a receita! Eu particularmente gostei muito e as pessoas que foram presenteadas com os cookies falam deles até hoje… 🙂

    O problema com biscoitos queimados pode ser por causa do forno: é possível que a temperatura dentro dele não esteja de acordo com a marcada pelo botão. Sempre uso um termômetro de forno, pois assim tenho a temperatura exata pedida na receita. É baratinho (você encontra na Barra Doce, em Moema) e dura horrores.

    Beijos!

  2. Patrícia, não é de hoje que estou pra trocar de assadeira e comprar um termômetro de forno. A assadeira é falta de vergonha, mesmo. O problema é que aqui em Belo Horizonte ninguém nem sabe o que é termômetro de forno. Nas lojas online está esgotado. E a busca continua… vai render uns bons posts ainda, com certeza!

  3. Adriana Arrigoni disse:

    Onde encontro a grade para os biscoitos? Já procurei em vários lugares e não encontrei. Você tem alguma sugestão?

    Obrigada
    Adriana

  4. lucas baradel marchiori disse:

    e se não tiver processador?

  5. Adalberto disse:

    Os biscoitos estão esparramandos, devido ao excesso de gordura,manteiga+cacau+ovo, por isso na receita original pede gordura vegetal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: