Caderno de Receitas

da Cynthia Semíramis

Onívoros por obrigação

em 31/01/2008

Outro dia entramos com amigos vegetarianos em um restaurante metido a chique, mas saímos logo. Não dava pra ficar num lugar no qual o consumo de vinho é praticamente obrigatório, além de ter o mâitre mais desrespeitoso e insensível que já vi. Quando ele começou a recitar os itens que não estavam no cardápio, eu me irritei bastante já no primeiro: codorna com molho de sei lá o quê. Já tive codornas de estimação quando criança, e não concebo que alguém tenha coragem de comer aqueles bichinhos minúsculos e inofensivos. Na hora, exclamei: “tadinhas das codornas!” e o mâitre, ao invés de desconfiar que não éramos os tradicionais clientes onívoros, soltou a pérola “tadinhas nada, ficam uma delícia!”, e continuou a recitar os pratos, todos envolvendo carnes, sem desconfiar que nós não estávamos satisfeitos. Saímos de lá praticamente correndo, horrorizados.

Pra mim, é o cúmulo do absurdo as pessoas não respeitarem quem não é onívoro. Eu tenho algumas restrições alimentares (e não estão relacionadas apenas a saúde), cresci com uma mãe praticamente vegetariana, e me casei com um carnívoro convicto. É impressionante como sempre aparece alguém pra falar que a morte e a má saúde vão acompanhar quem não come vegetais, ou quem só come vegetais! E também sempre tem alguém pra ignorar os hábitos alimentares dos outros, empurrando comida e ignorando qualquer possibilidade de recusa. Esse dia no restaurante foi a primeira vez que eu vi um profissional da alimentação fazendo essa grosseria. Chocante.

Deixe um comentário

