Caderno de Receitas

da Cynthia Semíramis

Açúcar x adoçante

em 27/02/2008

Faz tempo que não consumo adoçante. Chutei o balde mesmo, e convenci o marido a parar com refrigerante diet também. O resultado? Percebemos que a gente comia e bebia muito mais quando consumia adoçante, parece que é necessário comer e beber muuuuito para sentir saciedade. O consumo de comida e bebida aqui de casa caiu cerca de um terço, a vontade de beliscar entre refeições também sumiu, e a balança vem marcando a perda de alguns quilinhos. Por isso, não me surpreendi com esta pesquisa divulgada pela BBC sugerindo que adoçante pode engordar mais que açúcar. Claro que existem vários tipos de adoçantes, o efeito no corpo é diferente, o efeito em humanos pode ser diferente dos animais, etc. Mas o sabor da comida é completamente diferente, e hoje já não tenho a menor dúvida que adoçantes artificiais interferem, pra pior, no consumo e no peso das pessoas.

2 respostas para “Açúcar x adoçante

  1. Nalu disse:

    Cynthia, eu tb deixei de consumir adoçante. Não gosto muito de falar isso porque todo mundo olha assim: Nossa, é por isso que está tão gorda. Juro que já ouvi isso. Mas adoçante (alguns) me dão dor de cabeça, além de não ajudar na saciedade. Fico numa campanha pro meu pai parar de tomar adoçante (ele teve câncer) mas ele argumenta que o médico mandou. Fazer o quê? Então eu como só com açúcar mesmo senão prefiro não comer nem tomar café. Por isso achei muito plausível a pesquisa. Abraços.

  2. Nalu, o chato é que não tem jeito de agradar as pessoas. Se a gente não consome adoçante, é por isso que somos gordas. Se a gente consome, sempre aparece alguém com a “piada” de que o adoçante é o responsável pela gordura, pois não conhece gente magra que usa adoçante (o que é uma grande mentira, minha mãe é bem magra). Estou torcendo pro seu pai não sofrer nenhum efeito colateral com o adoçante, já que ele tem de usar, pelo menos que o adoçante não atrapalhe…

Deixe um comentário

