Caderno de Receitas

da Cynthia Semíramis

Enlouquecendo por causa de médicos

em 06/03/2008

A Nalu comentou a experiência péssima dela com a nutricionista. E eu me lembrei porque me dei alta de uma endocrinologista. Um dia eu conto a história completa, pois é bem longa. O que interessa agora é que ela tentou me convencer a fazer uma dieta pesada e exercícios físicos como solução de todos os meus problemas. Foram meses de manipulação psicológica, e ela ficava cada vez mais agressiva, me acusando de boicotar o tratamento, reclamando quando eu fugia rapidinho da dieta. Um horror, eu não tinha mais nem vida social.

Quando ela viu que não conseguia me intimidar, tentou me incentivar contando como era a alimentação dela: pãozinho francês sem miolo com um tiquinho de margarina (nojo!), café com leite desnatado e adoçante. Uma barrinha de cereal no meio da manhã. Salada verde com duas colheres de arroz e frango grelhado no almoço. No meio da tarde, pãozinho francês sem miolo com um pedacinho de ricota e presunto de peru. Nem lembro mais o que era o jantar, mas era algo beeem sem graça. Fiquei com a impressão de que ela vivia à base de ração e era incapaz de comer algo por prazer.

Saí de lá tão triste que não tive coragem de voltar. Fiquei arrasada ao perceber que a médica queria me empurrar pra uma vida sem gosto, angustiada com emagrecer e obcecada com calorias e adoçantes. Pra ela, não era mais uma questão de saúde, era de estética. E desconfio que ela só comia porque o corpo precisa de comida. Se pudesse ficar sem comer, ela ficaria… e era uma pessoa dessas que estava cuidando da minha saúde!

Hoje eu me pergunto porque agüentei uns 3 anos de tratamento com alguém tão neurótico sem perceber que me fazia mal. E a resposta é meio óbvia: somos tão pressionadas a emagrecer que acabamos acreditando em qualquer coisa, especialmente se indicada por médicos… só não paramos pra pensar o quanto os médicos estão, também, influenciados por essa pressão para emagrecer.

Uma resposta para “Enlouquecendo por causa de médicos

  1. Tô contigo e não abro!!!

    Beijocas!

Deixe um comentário

